CARTA DE PRINCÍPIOS NOSSA ITAQUÁ!

O Movimento Nossa Itaquá é um movimento da sociedade civil que visa integrar pessoas, organizações, redes, empresas e demais entidades a fim de superar os problemas enfrentados pelos moradores da cidade.
Foi criado a partir dos debates em relação aos problemas do transporte, em que se percebeu a necessidade de consolidar um movimento articulado e representante dos interesses da coletividade no município.
É aberto à participação de todas as pessoas, organizações sociais e privadas que se disponham a contribuir em relação ao seu objetivo. Todos aqueles que integrarem ao movimento serão respeitados na diversidade e autonomia e estimulados a atuarem de forma co-responsável e solidária pela cidade.
O Movimento Nossa Itaquá faz parcerias com entidades e governos que queiram se empenhar na realização dos objetivos, mas não se vincula a governos, confissões religiosas, partidos políticos e nem representantes eleitos em qualquer esfera governamental e não apresenta ou apóia candidatos a cargos eletivos.
Pretende tornar-se referência no processo de formulação e execução das políticas públicas no município, de forma a assegurar a qualidade dos serviços públicos, a promoção da cidadania e a revalorização do espaço público. Assim, o movimento denunciará qualquer forma de desigualdade, discriminação, abuso de poder ou qualquer ação dos Poderes Executivo e Legislativo que prejudique os direitos fundamentais, individuais e sociais da pessoa humana.
A estrutura do Movimento Nossa Itaquá é horizontal interligando em rede todos os seus integrantes, sem competir com nenhuma das organizações que dele fazem parte nem substituí-las na ação específica de cada uma, mas estimulando a definição de objetivos comuns e de ações conjuntas para realizá-los. As organizações que integram o Movimento lhe oferecem os espaços e recursos de que possam dispor.
O Movimento se organiza como uma frente popular em que seus integrantes tomam as decisões por consenso em reuniões das quais podem participar os interessados que dispunham a contribuir para a consolidação e cumprimentos dos objetivos.
As atividades são apoiadas atualmente pela Apeoesp que lhe assegura o apoio para a representação como personalidade jurídica. E ainda recebe apoio de entidades representativas da sociedade civil, bem como dos cidadãos que acreditam na participação popular como a base da vida democrática.
Movimento Nossa Itaquá
nossaitaqua.blogspot.com

Itaquaquecetuba, 23 de Fevereiro de 2011